Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícia

Qual é a característica que o líder mais precisa

Não são raras as vezes em que os profissionais me questionam sobre qual é a habilidade mais importante para conseguir o seu lugar ao sol, seja para conquistar um objetivo na carreira, seja para ganhar reconhecimento na empresa.

Não são raras as vezes em que os profissionais me questionam sobre qual é a habilidade mais importante para conseguir o seu lugar ao sol, seja para conquistar um objetivo na carreira, seja para ganhar reconhecimento na empresa.

Em todas elas, eu respondo uma característica: atitude. Ela deve ser o fundamento da vida de qualquer profissional: atitude para fazer, ser e guiar. Pode parecer óbvio, mas não é difícil encontrar profissionais sem esse elemento-chave.

E os porquês são muitos. Entre os principais, destaco a insegurança de batalhar por aquilo em que sua intuição acredita. Essa, por sinal, pode ser uma aliada incrível na busca dos objetivos: ouvir a si mesmo é fundamental. Não se queixe das oportunidades perdidas, nem se martirize por aquelas pelas quais você batalhou e não conquistou. Elas, sem dúvida, fortalecerão sua jornada humana e profissional. Além disso, nunca espere que essas grandes chances apareçam repentinamente em sua carreira, pois não funciona assim.

Devemos a todo instante criá-las e formatá-las, agindo como grandes mentores de nós mesmos. Seja corajoso, pois isso irá o diferenciar de tantos outros candidatos que possuem formações acadêmicas brilhantes, experiências profissionais adequadas, mas que têm medo de dar passos e correr riscos.

Aliás, os riscos são um fator fundamental e importante para o amadurecimento. Eles devem ser analisados e enfrentados com sabedoria, mas também necessitam ser reais e recorrentes, para sempre gerar desafios e garantir motivação. Um profissional que nunca corre riscos está estagnado e longe de ter poder decisório, tão importante para a formação de um bom líder.

Destaco também outro fator bastante prejudicial na eterna batalha pela atitude: o desinteresse por novos aprendizados. Essa indiferença impede que os profissionais avancem e que eles extraiam de novos desafios lições positivas, afetando principalmente sua experiência e versatilidade para resolução de conflitos.

Não tenha medo de aprender e sair de sua zona de conforto. Por mais que você seja um líder com grande experiência no mercado, com certeza, alguém poderá lhe conceder ensinamentos únicos e extremamente benéficos para a sua rotina. Tenha atitude para perguntar e perseguir aquilo que você não sabe, esse movimento certamente trará resultados positivos para a sua formação.

Comprometa-se em sempre demonstrar sua essência e respeitar suas características particulares, pois são requisitos fundamentais para inspirar pessoas. A inspiração é a grande diferença entre ser um líder e um chefe. Trabalhe com muita humildade para ser exemplo para as pessoas que atuam em seu time. A atitude junto aos profissionais que lhe auxiliam não significa somente um ato de parceria, mas, sobretudo, de maturidade e sucesso.