Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícia

Quase 80% dos brasileiros se sentem seguros no emprego

Dados do Ipea mostram que profissionais do Centro-Oeste e do Sul são destaques, com 87,6% e 86,1% que se sentem seguros, nesta ordem

Autor: Karla Santana MamonaFonte: Administradores.com

Os brasileiros estão confiantes em relação ao emprego. Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 76,7% dos profissionais responsáveis por seus domicílios afirmaram se sentirem seguros em sua ocupação atual.

Na análise por região, os profissionais do Centro-Oeste e Sul são destaques, já que 87,6% e 86,1%, respectivamente, declaram estar seguros em seus empregos.

No Sudeste, a porcentagem é de 74,9%, enquanto no Norte ela é de 78,9%. Já no Nordeste, foi registrado o menor nível de segurança, de 70,1%.

Para o Ipea, as regiões agrícolas com maior nível de inserção no mercado nacional e mundial são as que oferecem mais segurança quanto à ocupação.

Outros membros da família
Em relação aos outros membros da família, 71,9% dos entrevistados disseram que se sentem seguros em suas ocupações. Um total de 5,3% dos profissionais afirmaram que algumas pessoas da família se sentem seguras em suas ocupações e 20% disseram que os membros do domicílio não se sentem seguros.

Em relação às regiões, os destaques são os profissionais do Sul, com 81,5% de respostas, e do Norte, com 77,6%. No Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, as porcentagens são de 72,4%, 63,5% e 71,5%, respectivamente.

Melhoria profissional
A pesquisa indica ainda que 61,7% dos profissionais responsáveis pelos domicílios não esperam ter melhorias em relação ao emprego nos próximos seis meses, contra 38,3% que contam.

Os profissionais do Norte são os mais otimistas com essa expectativa, com 46,3%. Em seguida, aparecem o Centro-Oeste e o Nordeste, com 41,1% e 36,7%, respectivamente. Já no Sudeste, os responsáveis pelos domicílios são menos otimistas, com 29,8%, enquanto no Sul, 32,1% disseram que esperam melhorias.